Total de visualizações de página



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Obesidade infantil

A obesidade não é mais apenas um problema estético e sim um problema de saúde pública. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, hipertensão, câncer, problemas cardiovasculares e a má formação do esqueleto. Estes problemas já estão aparecendo em nossas crianças e adolescentes. Há 15 anos atrás não era comum vermos crianças obesas, hoje é só visitarmos uma escola que já podemos observar crianças com excesso de peso, principalmente com excesso de gordura abdominal.

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário (horas passadas em frente à televisão e principalmente ao computador), distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. É muito comum vermos crises de ansiedade em crianças serem acompanhados de compulsão alimentar.

 A Obesidade infantil é um tema muito complexo que irei abordar em vários posts.Quero destacar neste post, o trabalho que é feito por nossas escolas em cima deste tema.

Terça-feira estive na Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei conversando com a crianças do 5º ano sobre este assunto. Este trabalho é feito todos os anos e quero destacar o interesse da professora Marenir Santa Helena em abordar este assunto com os seus alunos.Apresentei slides para os alunos e proferi uma palestra sobre as causas, consequências e os meios de prevenção e tratamento da obesidade. Os alunos se mostraram muito interessados e debatemos bastante sobre alimentação saudável e atividade física, o melhor tratamento para esta epidemia que já atinge milhões de crianças e adolescentes no Brasil.

Também quero destacar o projeto realizado pela Escola de Educação Básica Giovanni Battain: "Tecendo redes para a promoção da saúde e educação – Obesidade x Qualidade de Vida". Este projeto envolve o tema alimentação saudável em todas as disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Ciências, Artes, etc e as crianças também cultivam uma horta escolar. A educação nutricional está sendo trabalhada em todas estas disciplinas, por meio de atividades lúdicas: colagens, jogos, pinturas, etc.
  
SOMENTE COM A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PODEREMOS ACABAR COM  ESTA EPIDEMIA MUNDIAL QUE É A OBESIDADE!



Palestra no Cristo Rei



Palestra no Cristo Rei








Jogos educativos Giovanni Battain





Bom final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário