Total de visualizações de página



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Crianças X Legumes

"Meu filho não come legumes!", essa é a queixa mais frequente da maioria dos pais. Mas será que que eles não gostam ou simplesmente é porque não provam? Seguem abaixo algumas dicas para lidar com este problema.

1) A dica principal é "dar exemplo". Seu filho não irá comer legumes se você não comer e pricipalmente se fizer "cara feia" quando servir um prato de brócolis, por exemplo. As crianças seguem exemplos o tempo todo, sejam de colegas, professores, tios e principalmente de seus pais. Portanto, experimente novos legumes e verduras junto com seus filhos, falando da importância que esses alimentos terão para a sua saúde.

2) Associe os legumes e verduras com heróis, personagens ou animais. Se você falar que o Ben 10 come beterraba, será muito mais fácil seu filho querer imitá-lo, para ter a força que ele tem. Você também pode contar histórias, dizer que o coelhinho come cenoura e por isso pula tão alto, etc.

3) Experimente colocar molhos diferentes, não colocar muito sal e vinagre, fazer saladas bem coloridas, colocar orégano, molhinho de mostarda, etc.

4) Deixe a criança ajudar a preparar a salada. Faça ela ajudar a lavar o alface, misturar os temperos e se tiver uma horta em casa, melhor ainda, faça a criança ajudar você a plantar, regar e colher as verduras.

5) Faça pratos lúdicos, faça carinhas: olhos de cenoura, boca de tomate, orelha de brócolis, etc.

6) Ou siga esta dica das escolas muncipais: misture os legumes às preparações e lanches. Coloque legumes na sopa, no arroz , cenoura ralada no cachorro-quente, no molho de macarrão. Abaixo segue a receita da Torta colorida que foi um sucesso no lanche da semana passada.


Torta colorida

Massa:
1 copo de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 xicara de aveia em flocos finos
1 xícara de óleo
3 ovos
1 csopa de caldo de carne em pó
1 csopa de fermento em pó
Bater todos os ingredientes no liquidificador (ou batedeira)
Recheio:
2 cenouras cozidas e picadas
1 xicara de vagem cozida e picada
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
200g de mortadela picada em cubos
tempero verde a gosto
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes do recheio na massa, despejar sobre uma forma untada e levar ao forno até dourar por 40 minutos e servir morna.









Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário