Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Peixe, um alimento essencial

Além de delicioso, o peixe é um alimento muito saudável e que muitas vezes não entra em nosso cardápio mensal.

Além de trabalhar na merenda escolar, atendo em consultório e quando questiono os pacientes a respeito da ingestão de peixe, a maioria responde: raramente, 1 vez/mês, 1 vez a cada 2 meses.

Na merenda escolar o peixe é servido para as creches de 1 a 2x mês e sempre é muito bem aceito pela criançada.

Além de ser uma carne mais leve e de fácil digestão (por conter menos gordura), o peixe é rico em proteínas como qualquer outra carne. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

O peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.

Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes e não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

Pode ser introduzido na alimentação da criança (juntamente com carne de boi e frango) assim que esta começar a receber os alimentos complementares (em torno de 6 meses de idade), exceto se houver historia familiar de alergia a peixe. Neste caso, sua introdução pode esperar mais um pouco e, quando realizada, deve ser ofertado um tipo de peixe de cada vez e a criança ficar sob observação. Uma ótima alternativa é o cação e o peixe panga (este peixe é o que servimos na merenda escolar), devido não ter espinhos. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa bisponibilidade e proteger-lhe do risco de anemia.

Seguem as fotos do almoço de sexta-feira na Creche Morada da Alegria.




Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário